Prática comum – a desinfecção de canetas de alta rotação e outras peças de mão é desaprovada por estudo.


Para quem já colocou a Biossegurança como uma prioridade na prática odontológica, nenhuma novidade! A recomendação da esterilização das peças de mão em autoclaves foi recomendada há mais de 20 anos pelos CDC, desde a publicação do guia Recommended Infection-Control Practices for Dentistry, 1993. A recomendação, por sua vez foi amparada em estudos anteriores que corroboravam a importância da medida.A ANVISA em 2006, cita a publicação dos CDC no capitulo dedicado às linhas de água, ressaltando a necessidade.

A legislação do Mato Grosso para odontologia é pioneira na exigência da esterilização das peças de mão em autoclave. Outras legislações são vagas e pode ser um argumento para os que ainda não realizam o procedimento.

Foram publicadas outras pesquisas mostrando a importância e eficácia da esterilização das pecas de mão em autoclaves (mesmo nas gravitacionais), a ineficácia das barreiras externas como medida de prevenção de infecção cruzada nos consultórios odontológicos, assim como do álcool 70 % com ou sem limpeza prévia.

O novo estudo* foi realizado no Brasil e conta com a liderança da Dra Kazuko Graziano uma das mais eminentes pesquisadoras no ramo da esterilização no Brasil. Os resultados reforçam que a medida é insuficiente para garantir a segurança dos pacientes.

Apesar de outros estudos já terem de alguma forma evidenciado a necessidade da esterilização de peças de mão em odontologia para cada paciente, ainda escutamos declarações como as que seguem:

Não tenho canetas suficientes para esterilizar entre um paciente e outro!
Planeje a aquisição de mais canetas. Ainda assim você pode começar a esterilizar duas vezes ao dia. No final de cada período.

Se esterilizar as canetas em autoclave vai estragar…
Os fabricantes de canetas de alta-rotação confirmam que o que mais danifica é a falta de lubrificante. Limpando a cada vez lubrificando e esterilizando a cada paciente a tendência é aumentar a vida útil da caneta.

Só esterilizo a caneta de alta rotação para cirurgias.
As peças de mão são instrumentos semi-críticos e como tal devem sofrer esterilização para garantir segurança ao paciente.

Uso barreiras de proteção nas canetas
As barreiras são inúteis pois são transfixadas pelas brocas. A parte interna também não recebe proteção. Além disso, é comum só trocar as barreiras sem limpar as canetas.

Passo álcool 70% na parte externa
A parte interna não é limpa nem desinfetada, o que invalida o procedimento como seguro.

Entretanto …
Essas afirmações fazem parte do cotidiano de milhares de dentistas no Brasil e continuam a ser defendidas sem respaldo científico, expondo milhões de pacientes ao risco de contrair doenças infecciosas nos consultórios odontológicos.

Custos para a aquisição de materiais e tempo para o processamento dos artigos, continuam como desculpas para mudar velhos hábitos.

Para ajudar na decisão de mudança, novas tecnologias para limpeza das canetas prometem facilitar o processamento e ajudar na manutenção da qualidade das mesmas. A disponibilização de alguns itens descartáveis – como contra-angulos parar profilaxia com as taças montadas também contribuem para um controle de infecção efetivo e menos trabalhoso, e com o maior consumo, com preços mais convidativos.

É imprescindível esterilizar as peças de mão em autoclaves para cada cliente, ou usar modelos descartáveis. Canetas de alta-rotação, contra-angulos, pontas de motores de baixa rotação, de ultrassom, seringas tríplices e todas as pontas que puderem ser desacopladas do equipo, sempre seguindo as recomendações do fabricante quanto à limpeza e esterilização. Se a suas pontas não são compatíveis com a esterilização em autoclave, programe-se para trocá-las.

Os microrganismos nos desafiam mais e mais a cada dia. Cabe a nós fazermos a nossa parte e evitar que as doenças sejam transmitidas. Especialmente com o conhecimento que já foi estabelecido.

Você gostaria receber o seu atendimento odontológico com uma caneta que foi somente desinfetada com álcool 70%?

Realize o atendimento que você gostaria de receber, ou seja o melhor!

Fonte: https://www.cristofoli.com/biosseguranca/pesquisa-mostra-ineficacia-da-desinfeccao-de-canetas-de-alta-rotacao-com-alcool-70/